30 de junho de 2007

Apresentadora nos EUA rasga roteiro em protesto contra Paris Hilton

da BBC Brasil

A apresentadora do telejornal MSNBC nos Estados Unidos, Mika Brzezinski, tentou queimar seu roteiro ao vivo na televisão em um protesto por ter sido obrigada a abrir seu boletim com a notícia sobre a socialite Paris Hilton.

A co-apresentadora do programa "Morning Joe", da MSNBC, se recusou a ler a nota sobre a libertação de Hilton antes das notícias sobre a guerra no Iraque.

"Eu odeio isto e eu não acho que deveria ser nossa principal notícia", disse ela, antes de rasgar o roteiro e tentar queimá-lo.

Durante todo o noticiário, Brzezinski se recusou a ler a notícia em seu roteiro, que acabou jogando na máquina de triturar papel.

"Eu simplesmente não acredito na cobertura deste evento, pelo menos não como principal notícia no programa, principalmente num dia como o de hoje", afirmou.

Os co-apresentadores e produtores do programa continuaram a provocar Brzezinski ao exibir imagens de Paris Hilton deixando a prisão, enquanto ela punha as mãos na cabeça. Após triturar a notícia, os co-apresentadores ironizaram a atitude da jornalista dizendo: "Uau, que exemplo para o jornalismo do nosso país!" O outro completou: "Você vai mudar o mundo", ela replica "pelo menos mudarei o meu mundo".

Veja o episódio abaixo:

28 de junho de 2007

Paris Hilton: Fenômeno midiático... e cultural?

A herdeira do império de hotéis Hilton e "party girl" americana Paris Hilton é o nome do momento na impressa mundial. Fãs ou detratores todos querem saber o que ela faz e com quem ela está. Principalmente agora após o seu encarceramento de 23 dias por conduzir em estado de embriagues e reincidir contra a decisão da corte. Duas notícias sobre ela nos chamaram atenção nos últimos dias. A primeira foi o vídeo Paris in Jail, que parodia Hilton como "dublê" de cantora, que atingiu a impressionante marca de 7 milhões de exibições em duas semanas. A segunda foi a primeira entrevista pós-prisão ontem à noite na rede americana CNN.

O primeiro fato é apenas engraçado, mas ao mesmo tempo mostra o fascínio e a força midiática da personagem Hilton na impressa atual. No ar desde o início do mês, veja o vídeo abaixo, os criadores do vídeo-clipe, Allan Murray e Sean Haines da Omovies.com, fizeram uma canção parodiando uma música de Hilton, com bastante humor e crítica sobre as últimas peripécias da socialite. Em pouquíssimo tempo o clipe bateu recordes de audiência no Youtube e continua sendo um dos mais vistos.



Outro fato que chamou atenção foi a entrevista com o jornalista Larry King da CNN ontem à noite (27/6). Não a entrevista em si, que foi bastante condescendente e permitiu a Hilton de se redimir frente ao público americano. Durante uma hora de entrevista, a socialite leu vários trechos de seu "diário" de prisão, onde faz uma reflexão dos seus atos e se diz hoje uma pessoa madura e bastante diferente daquela que foi presa dias atrás.

A controvérsia da entrevista aconteceu nos bastidores que a antecedeu. A questão é que para obter esta entrevista exclusiva, a primeira de Hilton fora da prisão, King cancelou a entrevista com o documentarista Michael Moore marcado para o mesmo dia. Moore lança esta semana seu novo documentário "Sicko", onde faz sérias acusações contra o sistema de saúde americano, incluindo as seguradoras privadas. Veja o trailer oficial do filme:



King que é considerado um dos bastiões da impressa televisiva "séria" dos EUA, se curvou à anorexia da "bela" herdeira, e se rendeu aos seus encantos "literários". Como podemos entender este episódio: Isto é apenas um serviço à informação ou estamos transformando e institucionalizando esses fatos “burlescos” como Paris Hilton em eventos culturais? A impressa não está levando o entretenimento à sério demais?




25 de junho de 2007

Roda Viva gratuito, YouTube em português e criação de roteiro interativo

Você gostaria de rever aquela entrevista genial do Roda Viva?

A FAPESP e a TV Cultura anunciaram nesta quinta-feira (14/6) um acordo de cooperação que colocará no ar o Portal Roda Viva-FAPESP. Com o novo site, o público terá acesso gratuito às transcrições integrais das mais de mil entrevistas realizadas pelo programa Roda Viva nos últimos 21 anos. O presidente da FAPESP, Carlos Vogt, explicou que todo o projeto está sendo realizado com a colaboração da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).


Segundo Paulo Markun novo presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, “o portal é um projeto apresentado ao Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) da FAPESP, que o financiou inteiramente. É uma iniciativa muito importante, porque, além de dar acesso universal ao conteúdo integral de todas as entrevistas realizadas no Roda Viva, funcionará como uma espécie de enciclopédia das temáticas tratadas no programa”, declarou à Fábio de Castro da Agência FAPESP.

Com um mecanismo de buscas que identifica palavras-chave, o público poderá pesquisar temas que foram abordados ou citados durante os programas e ter acesso a informações complementares. De acordo com Markun, o site está em fase de desenvolvimento e deverá ser inaugurado dentro de 30 a 60 dias. “Já temos uma versão piloto no ar, com as primeiras páginas de 16 entrevistas. Dentro de um ano todas as entrevistas já deverão estar transcritas e disponíveis na íntegra”, disse Markun. Cada entrevista será acompanhada de um trailer de dois minutos, e em formato de texto, o que permitirá copiar livremente e utilizar o material de muitas formas.


Você fala brasileiro?

O YouTube fala, o megasite americano agora tem versão em português, feito pra brasileiro ver! O Brasil se une a mais nove países com direito a sua versão nacional do gigante site de troca de vídeos online. O que dará direito ao usuário poder acessar os filmes por países, o mesmo que acontece com o Google. O YouTube se tornou um daqueles sites fenômenos e praticamente incontornáveis, como Google, Orkut, entre outros, com quase direito a ter uma rubrica no nosso dicionário do do dia-a-dia. Anote o novo endereço: br.youtube.com


Você tem boas idéias para roteiro?
O site Você Filmes promove a interatividade através da internet na produção de audiovisuais. O princípio é compartilhar as idéias de produção de filmes e vídeos independentes de forma colaborativa. Um participante que tenha preferência por fazer filmagens, deverá gravar a primeira cena de uma idéia original e cadastrá-la no site. Enquanto isso, outros participantes assistem a essa primeira cena e enviam seus próprios roteiros sugerindo qual devem ser os acontecimentos da próxima cena que o diretor irá filmar. Assim, o diretor recebe diversos roteiros dos participantes, filmando a próxima cena baseando-se na idéia do roteirista escolhido. Ao longo do tempo o diretor terá um filme completo feito com a colaboração de diversos roteiristas. Para aqueles que preferem dar opiniões sobre filmes, existe a opção de enviar uma crítica diretamente para o diretor.
A utilização do site é gratuita www.vocefilmes.com.br mas o candidato tem que se cadastrar para participar. Mais informações: Marcelo Azevedo
E-mail: marcelo_arroba_vocefilmes.com.br Tel: 15-3012-7677

Visite o site da Revista Intermídias