13 de setembro de 2006

Oficinas de Realização e Produção Audiovisual

Durante os dias da II Mostra Produção Independente Transborda que acontecerá entre os dias 3 e 7 de outubro no Cine Metrópolis em Vitória, Bernadette Lyra realizará uma oficina sobre os filmes de borda, utilizando o conceito para pensar a produção local e nacional.
Ocorrerá também durante a Mostra TRANSBORDA uma Oficina de Realização: Fazendo Filmes com Seu Manoelzinho, ministrada pelo próprio (Seu Manoelzinho (foto), o famoso cineasta de Mantenópolis que faz filmes de faroeste) e pelo realizador Ricardo Sá. Maiores informações no site da ABD.

Inscrições abertas para a Mostra Produção Independente – TRANSBORDA

Estão abertas até 15 de setembro as INSCRIÇÕES para a II Mostra Produção Independente – TRANSBORDA, cujo objetivo é exibir um panorama do audiovisual capixaba, com destaque para a produção dos filmes de bordas. E ela é competitiva !!

A MOSTRA TRANSBORDA acontecerá entre os dias 3 e 7 de outubro no Cine Metrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo. Serão cinco dias de debates, oficinas e muitos, muitos filmes.

CONCEITO:
O conceito de bordas vem romper com os cânones clássicos do cinema, para destacar a produção audiovisual espontânea, trivial e popular. Os filmes de borda aproveitam e atualizam conteúdos, como também se apropriam da narrativa de outros meios de expressão populares.

PARTICIPAÇÃO:
Poderão ser inscritos os trabalhos audiovisuais realizados no Estado do Espírito Santo de qualquer gênero ou formato, não importando a data de realização nem a sua duração, desde que não tenham sido selecionados na I Mostra Produção Independente realizada em 2004.

INSCRIÇÃO:
pelo site www.abdcapixaba.com.br. Até 15 de setembro.

SELEÇÃO:
Os trabalhos capixabas selecionados participarão da Mostra Competitiva e os trabalhos de outros estados que se afinem com o objetivo da MOSTRA serão convidados pela Comissão Organizadora da Mostra, mas não concorrerão aos prêmios.

PREMIAÇÃO:
Dois prêmios no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) concedidos pela comissão julgadora para o trabalho que melhor se encaixe no conceito da MOSTRA, e pelo trabalho mais votado pelo júri popular. Haverá, ainda, um prêmio concedido pelo Conselho Nacional de Cineclubistas, a ser escolhido pelo mesmo.

Votorantim abre seleção pública para projetos culturais

O Grupo Votorantim está com inscrições abertas até o dia 27/10 para o processo de seleção pública de projetos culturais nas mais diversas áreas, como música, artes visuais, cinema, literatura, e patrimônio cultural. O concurso é destinado à produtores e promotores culturais, empresas e instituições com projetos previamente aprovados, ou a serem aprovados até o final da seleção, pelas leis de incentivo à cultura, Rouanet e do Audiovisual. O grupo irá destinar R$ 4 milhões para financiar os projetos classificados, tanto na área de produção como exibição; circulação; difusão e distribuição; formação de público e mediadores; e práticas culturais.
Fonte: Notícias do MinC, 12/09

Visite o site da Revista Intermídias